quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Um Amor Para Recordar – Nicholas Sparks

Editora: Novo Conceito / Páginas: 191

Este é o terceiro livro escrito pelo autor e nele reparei uma diferença na escrita para os mais recentes, neste os diálogos são menores há mais relatos e bem intenso.


A história de Landon e Jamie começa de forma despretensiosa e sem futuro; pois eles são opostos e com nenhuma afinidade.

Ele filho de político.

Ela filha de pastor.

Ele uma dos garotos mais popular da escola.

Ela a garota esquisita e sem graça.

Ele querendo se livrar de disciplinas chatas e que exigiriam muito comprometimento, então se matricula na aula de teatro.

Ela querendo fazer a melhor apresentação da peça de Natal que a cidade já assistiu e o evento mais mágico para as crianças do orfanato.

Com o ensaio da peça ficando cada vez mais puxados e intensos, devido a aproximação da apresentação, Landon tem dificuldade de guardar sua falas e expressar suas emoções, Jamie se oferece para ajuda-lo e em um destes ensaios ela confessa o motivo pelo qual quer que seja a melhor apresentação de todas. Esta revelação o toca de uma forma que ele na pode deixar de se empenhar e atender ao pedido dela que é tão boa e compreensiva.

Após a peça eles já estão envolvidos sem perceber e o romance e paixão os toma por completo, com uma história linda, envolvente e triste. Isto mesmo que leu triste, achei este o livro mais triste do Nicholas e com mais referência a religiosidade, que faz menção a algumas passagens bíblicas e estudo.

Recomendo o livro para quem gosta de romance, que entenda os finais do autor e que não se importe de chorar.

 

O livro tem uma adaptação cinematográfica, em minha opinião não exprime toda a emoção e envolvimento que senti lendo o livro.

 
 

“Depois de algum tempo, a lua começou a ascender no horizonte, lançando um prisma de luz sobre a água que ficava cada vez mais escura, dividindo-se em milhares de partes diferentes, cada uma mais bonita que a outra. Exatamente ao mesmo tempo, o sol tocava o horizonte na direção oposta, tingindo o céu de vermelho, laranja e amarelo, como se o céu tivesse repentinamente aberto os portões e deixado que toda a sua beleza escapasse dali. O oceano tingiu-se de prata e ouro, refletindo as cores, as águas se encrespando e reluzindo com as mudanças da luz, uma visão gloriosa, quase como o início dos tempos. O sol continuava a descer, lançando seu brilho até onde os olhos podiam alcançar, antes de finalmente desaparecer devagar por entre as ondas. A lua continuava a sua lenta ascensão, adquirindo diferentes tons de amarelo, cada uma mais claro que o anterior, antes de finalmente tomar a cor das estrelas.” Paginas 167 e 168.

Este é o momento mais bonito de um encontro do casal, que expressa toda a beleza e perfeição da natureza.

Já conhecia o livro ou filme?


Por Carla Fernanda

9 comentários:

  1. Olá!
    Eu sempre acho que os livros/filmes do Nicholas possuem uma regra: "alguma coisa ruim tem que acontecer com alguém" e isso me irritava bastante. Como não li o livro ainda, eu confesso que não curti tanto o filme :(
    Adorei a resenha!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Entendo o que fala; pois muitos pensam assim, especialmente em relação aos livros mais antigos dele, sendo que acho que isto não tira a beleza das histórias. O filme achei bem fraquinho e não passa nada de emoção.

      Beijos
      Carla Fernanda

      Excluir
  2. Oi, eu morro de vontade de ler, mesmo sabendo que chorarei rios de lágrimas...já assisti a adaptação inúmeras vezes :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel.
      Eu achei lindo e acho que deveria ler, afinal chorar também tem seus benefícios.

      Beijos
      Carla Fernanda

      Excluir
  3. Sabe uma coisa que eu amo nesse livro? Bem, a história do filme pode ser incrementada! rs
    O livro é sempre melhor, claro, mas nesse caso achei legal as partes que colocaram a mais no filme.

    É meu filme/livro favorito em anos! Amei a resenha! Nunca tinha reparado nessa mudança na escrita do Nicholas, vou reler e reparar!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, também gostei muito do livro e o filme não me interessou em nada tem que ser muito bem incrementada. Eu percebi que li uma sequência de livros dele; pois até então não tinha reparado.

      Beijos
      Carla Fernanda

      Excluir
  4. Já assisti ao filme, mas nunca li o livro. Ainda pretendo ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno na minha opinião o livro é muito melhor que o filme, eu me envolvi e me emocionei muito mais.

      Beijos
      Carla Fernanda

      Excluir
  5. Eu sou apaixonada por esse livro, o único que eu gosto do Nicholas Sparks. Morri chorando do meio pro final, mas uma lição de vida. <3

    http://www.aromadelivros.com/

    ResponderExcluir