terça-feira, 1 de dezembro de 2015

It A Coisa - Stephen King

“Quer um balão?”

Este livro entrou na minha vida como filme na década de 90, não lembro bem de filme todo, mas uma coisa é certa, fiquei com muito medo do palhaço, tanto que depois de ler o livro não tenho coragem de assistir novamente, aconteceu o mesmo com O Iluminado. Ai ironicamente mais de 20 anos depois o livro entra na minha vida.
Quando soube do relançamento do livro não consegui sossegar até comprar, ler seria outra missão, vontade tinha de sobra e muito medo do que ira encontra nas páginas, tanto que depois que comprei levei quase um ano para ler, estava me preparando psicologicamente.
Levei um tempinho para terminar, não pela história ser ruim, que não é, e sim pelo fato de ser bem extenso e a alguns imprevistos.
 A história se passa na cidade de Derry em dois momentos 1958 e 1985, onde eventos assustadores acontecem e pessoas morrem sem aparente explicação. Mas uma coisa os sobreviventes afirmam, ter visto um palhaço parecido com Bozo ou Ronald Mc Donald, o que eles não sabem que este palhaço se chama Pennywise e é tão velho como a Terra.
Os amigos Bill, Ben, Richei, Eddie, Mike, Stan e Bev que unidos encararam seus medos quando criança, são chamados 27 anos depois para enfrenta-los novamente.
Todos que saíram da cidade prosperaram e tiveram fama e sucesso. O chamado foi feito pelo único dos sete amigos que permaneceu na cidade de Derry, cobrando o retorno de todos para cumprir com a promessa que fizeram no ultimo verão que passaram juntos. Eles tem que lembrar tudo daqueles dias de 1958, que estava esquecido há mais de 20 anos. “Como ter uma amnésia que não sabe que tem.” Engraçado como momentos difícil da infância são esquecidos, mas comprometem uma vida inteira.
Então no dia seguinte a ligação os que resistiram à volta das lembranças chegam a cidade para destruir seus medos ou morrer tentando.
O encontro de todos acontece de forma natural como se nunca tivessem se separados, conversam sobre suas vidas e principalmente sobre o passado. Como estes eventos terríveis vem acontecendo em Derry a anos a cada 25 em 25 anos, com muitos mortos, como um ciclo que sempre se renova. A partir deste encontro voltam a acontecer coisas terríveis com todos eles e terão de estar mais unidos que nunca para destruir A Coisa.
O livro é muito bem detalhando em todos os eventos que ocorreram na cidade, todas as atrocidades e mudanças, também faz citação de Edgar Allan Poe, diversas referencias de filme, música e programas de TV, como uma viagem no tempo.
Mostra assuntos que estão presentes atualmente e já era realidade para eles, como bullying, abuso e mais tratos infantis. Como os adultos são responsáveis pela perda da inocência das crianças, mesmo sendo com algumas palavras, que levam a associação ao sexo.
A transição da infância para vida adulta pode ser feita de maneira natural ou traumática. As pessoas ignoram umas as outras quando estão passando por momentos difíceis. Mas as vezes o pensamento coletivo e puro tem poder para transformar momentos de desafio e dor.
As crianças mesmo nos momentos que estavam sendo seguidos ou maltratados se tivessem reunidos tudo era esquecido pela pureza infantil, simplificado e muitas brincadeiras.
Não fui envolvida pelo livro, fui transportada para ele, vivi cada passagem.
Quando pensei que tinha que fazer a resenha fiquei preocupada; pois falar sobre uma obra do Stephen King é uma tremenda responsabilidade, mas fluiu bem e espero que goste e se anime de ler e conhecer afundo a história. 

“Aqui embaixo todos flutuam.”

 Por Carla Fernanda

46 comentários:

  1. Li poucas coisas do Stephen King, mas tudo o que li, adorei. Esse livro me dá um certo pânico, não que eu não goste de livro de terror ou suspense, mas porque tem crianças envolvidas e isso me deixa tensa.Mas quero muito ler!!! Muito bacana quando o livro nos leva para dentro de suas páginas com uma história que nos impressiona. Quero ter a mesma experiencia que você teve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi, também não gosto de terror e com criança menos ainda, mas este livro me atraiu de tal forma que não tive como resisti. Espero que goste.

      Beijos Carla

      Excluir
  2. Aiiiii que medo!!!
    Eu tenho pavor do filme, até hoje tenho medo de palhaço. Igual a você kkkkk
    Essa imagem aí do final me da arrepios, acho que eu não teria a coragem que você teve de ler o livro kkkkk
    bjs
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, esta ultima imagem retrata exatamente os primeiros momentos do livro. Relutei quase um ano para ler e quando comecei não dava para largar.

      Beijos Carla

      Excluir
  3. Ei Carla!
    Eu sinto que vou gostar DEMAIS do Stephen assim que eu começar a ler......... então só nas férias. Sua resenha ficou ótima, decidi começar por ele mesmo no meio de março!
    Valeu pela dica!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa obrigada
      Espero que goste e quero saber o que achou.

      Beijos Carla

      Excluir
  4. Oi Carla!!
    Morro de vontade de ler algo do King!!
    A coisa é uma das obras dele em que mais tenho interesse, também já assisti o filme e morri de medo, tenho certeza que o livro vai de deixar ainda mais horrorizada!!
    Ele é meio grande né, meu receio é que eu demore muito para finaliza-lo rs
    Essa capa é medonha!!
    E Parabéns!!
    Você conseguiu falar do livro com maestria!!
    Adorei as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzi muito obrigada.
      Ele é bem extenso e tem que está com disposição para ler, demorei bastante para terminar. Acho a capa medonha sendo que muito bonita.
      Tentei passar a ideia do livro com as fotos.

      Beijos Carla

      Excluir
  5. Oi,

    Eu estou super ansiosa para ler este livro. Adoro o mestre King e o acho um dos melhores escritores de suspense de todos os tempos. Sua resenha ficou muito boa. Adorei.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jucimara
      Também gosto muito dos livros dele, consegue envolver e aterrorizar o leitor.
      Obrigada.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  6. Olá, Carla.
    Eu li esse livro tem muito tempo já, quando era criança e lembro que morri de medo do palhaço. Até por isso tenho medo deles até hoje hehe. Então acho que não leria de novo. E esse não é um dos meus favoritos do autor. Aliás são poucos os que eu gostei dele. Acho a narrativa da maioria deles muito cansativa. Ele enrola muito para começar a ação propriamente dita hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil olá.
      Nosso corajosa em ler quando criança, deve ter sido assustador. Eu gostei bastante mas tenho que concordar com você tinha trechos que achei muito cansativo, muita informação.

      Abraços Carla Fernanda

      Excluir
  7. Oi Carla,
    Desculpa mesmo, mas ta aí um autor que não consigo gostar, já tentei várias leituras deles e sempre abandono, estou tentando sob a redoma, mas não é algo que eu diga vou ler até o fim. Estou tentando realmente. Já o Joe Hill eu leio que é uma beleza. Não entendo o porque de ser assim. Eu tinha vários livros dele, porque me falavam bem. No entanto me desfiz de vários. Quem sabe esse que estou lendo me conquiste, porque amo a série que é bem diferente. E lendo esse, pode ser que eu venha a ler A coisa.

    Desejo ótimas leituras...beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra.
      Sem problema ninguém é obrigado a gosto dele as vezes tem autor que não flui bem para uns e sei como é começar e não terminar um livros rsrs. Joe Hill e ele fazem o mesmo gênero sendo que a escrita é bem diferente e bem dinâmico. Espero que consiga terminar a sua atual leitura.

      Obrigada e Beijos Carla Fernanda


      Excluir
  8. Olá, eu morro de vontade de ler esse livro, eu sou apaixonada pelo King e pelas suas obras, mas não tive a oportunidade de conhecer It A Coisa. Sua resenha me cativou muito a ir atrás do livro o quanto antes, apesar que essa grossura assusta um pouco, né? hahaha

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ketrin.
      Gosto muito de toda carreira dele apesar de ter lido poucos livros. Realmente são mais de mil páginas e a letra não é das maiores, dá para assustar mesmo.

      Obrigada e Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  9. Oi,

    Deu para perceber que você adora os livros do Stephen, mas acho que não tem como não gostar, não é? Esse já está na minha lista a muito tempo, mas o preço dele dificulta um pouco a compra - bem que poderiam ser mais baratos os livros dele -, só que acabei lembrando que vai ser lançado o remake do filme, e, esse com certeza não vou perder.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel olá.
      Gosto bastante mesmo. O preço realmente não ajuda, tem que acompanhar a promoção comprei por R$39,90. Também vi que vai ter o remake do filme e já estão especulando alguns atores, mas não sei se tenho coragem de ver kkk.

      Abraços Carla Fernanda

      Excluir
  10. Ainda não tive oportunidade de ler nada do Stephen, mas sempre que leio resenhas sobre essa obra em especial, fico extremamente curiosa. A única coisa que me desanima é o tamanho do livro, preciso separar um tempo razoável para fazer essa leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia olá.
      Espero que tenha a oportunidade de ler em breve e goste. Não desanime com o tamanho.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu gosto muito dos livros de king, pelo menos os que eu li até agora. E eu já comprei IT a coisa, falta só disposição para ler. É minha meta para outubro de 2016, onde faço o mês do terror. Vamos ver se consigo. haha. Ou qualquer coisa, leio antes mesmo. Eu ainda não vi o filme, o bom que verei depois de ler o livro. Fico feliz que tenha gostado, pois estou bem animada com a trama.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana. Tudo bem.
      Levei quase uma ano para pegar ele para ler. Espero que leia e gosto. Perfeito para o mês do terror.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  12. Vejo muitas pessoas elogiando o livro do King. Ainda não li nenhum deles.

    Enquanto ao filme, acho que 90% das pessoas que viram tem pavor de palhaços até hoje. Não tenho medo, mas sinto algo ruim quando vi a ultima imagem. Acho que não teria coragem de ler esse livro não...rs

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade muitas pessoas que assistiram ao filme tem algum tipo de medo ou receio de palhaços. A ultima imagem foi mesmo para causar impacto e dar um pouco de medo rsrs.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  13. Estou louca para esse livro!! E fiquei mais ainda depois da sua resenha e outros comentários positivos que li :D Gostei da resenha e das fotos! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly olá.
      Espero que goste quando ler.

      Obrigada e Abraços Carla Fernanda

      Excluir
  14. Olá Carla, eu simplesmente adoro o King, ele é maravilhoso, sua narrativa é fantástica. Tenho esse livro já faz algum tempo e assim como você estou tomando coragem para lê-lo. Conheço o enredo desde quando eu era muito pequena, todo final de semana que ia dormir na casa de alguns primos nós alugávamos o filme...Pennywise atormentou minha infância e até hoje não sou fã de palhaços.
    Parabéns pela resenha!


    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel.
      Que bom não sou a única rsrs. Pennywise foi o terror de muita gente e tem a capacidade de entrar na mente, sempre que vejo um palhaço lembro dele.

      Obrigada e Beijos Carla Fernandda

      Excluir
  15. Quero tanto ler esse livro, mas tanto mesmo ! King é o melhor escritor que existe. sua resenha ficou ótima !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson obrigada.
      Espero que goste.

      Carla Fernanda

      Excluir
  16. Olha eu sinceramente não pegaria esse livro para ler, porque não faz muito meu gênero.
    Eu gostei da sua resenha, até porque ficou muito bem escrita, mas a estória em si não me
    agradou muito não. Eu acho que deixo para próxima. Mas espero que seus outros leitores gostem =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resumo-do-mes-novembro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana
      Este gênero não agrada a muitos. As opiniões são bem diversificadas.

      Obrigada e Abraços Carla Fernanda

      Excluir
  17. Olá!
    Eu não gosto de livros de terror e com certeza não leria esse livro. Só de ler a sua resenha já fiquei receosa e apreensiva.
    Eu tenho curiosidade de conhecer a escrita desse autor, mas me desanima por ele escrever esse gênero.
    Quem sabe crie coragem mais para frente.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen.
      Os livros dele são todos de terror e suspense. Espero que a curiosidade seja maior e leia um livro dele ao menos para conhecer.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  18. Oi Carla, tudo bem?

    Quem disse que palhaços eram criaturas legais e divertidas estavam bastante enganadas. Não assisti ao filme, mas tenho muita vontade de ler o livro... mas o tamanho me assusta tanto quanto o It, mas já falaram tão bem desse livro, que lerei um dia. Gosto muito da mensagem que ele passa, sobre enfrentar os seus medos, e de como alguns assuntos são atemporais, como o bullying, abuso e maus tratos. Gosto muito de terror, e estou lendo mais livros do autor e estou adorando a experiência.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella. Tudo bem sim.
      Verdade existem palhaços aterrorizantes. Não desanime por causa do tamanho. As mensagens são atemporais e infelizmente muito presente em nossa realidade. Que bom que está gostando da experiência.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  19. Oie,
    Nunca li nada dele, mas apenas por falta de oportunidade, pois vontade está é sobrando, rsrsrs. Gostei bastante de sua resenha e acabei ficando ainda mais curiosa para conhecer a trama a fundo

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda.
      Espero que a oportunidade chegue logo para que possa conhecer o autor.

      Obrigado e Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  20. Olá!
    Adorei a resenha, eu assisti o filme faz alguns meses e ele nao me surpreendeu, acho que porque eu já to velha HAUUAU. Eu nunca li nada do King, tenho o livro "Sob a Redoma" mas ando enrolando, e tenho mto vontade de ler esse livro!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabatha.
      Pode ser por isto ou porque os efeitos agora são outros ai não surpreendem. Muitas pessoas tem este problema de enrolar com os livros dele pro serem extensos. Espero que gosto.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  21. Oi!!! Eu sou muito cagona! Kkkkk... Não vejo filmes desse gênero e nem penso em ler! Ler seria ainda pior, por mexer com nossa imaginação cem vezes mais!
    Assim como a sua resenha, já li outras elogiando a obra mas continuo na missão de me manter distante de leituras que não né deixem dormir, por conta do medo! Rsrsrs...

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol.
      Hoje eu também não vejo filmes de terror, quando era adolescente gosta um sempre assistia. Livros são piores mesmo porque nossa imaginação não tem limites.

      Beijos Carla Fernanda

      Excluir
  22. Olá Carla! Vou te confessar que a sua resenha foi a primeira que li deste livro que me deixou com vontade de lê-lo. Você falou d outro lado, não ficou falando de como é assustador e tals... Achei interessante pois me fez ver um outro lado do livro.

    Parabéns! Um abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa.
      Ele é assustador como todos sabem, mas não é somente isto tem muito mais e foi o que me chamou bastante atenção.

      Obrigada e Abraço
      Carla Fernanda

      Excluir
  23. É a primeira resenha desse livro que leio e adorei! Já está na minha lista de leitura!

    Seguindo o blog, bjss

    Agarotaqueleblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Dizem que ler King é obrigatório, nunca dei uma chance, mas fiquei bastante curiosa pra ler esse. Tenho receio de ler esse genero, mas vou dar uma chance! Haha eijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir